No movimento uniforme o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais. Isso porque no movimento uniforme a variação de espaço Δs é diretamente proporcional ao correspondente intervalo de tempo Δt, pois em qualquer intervalo de tempo considerado nesse tipo de movimento a velocidade escalar é igual, coincidindo com a velocidade escalar média.
Logo:
No caso de t1 = 0, s1 será considerado o espaço inicial e será indicado por t0. Portanto, s0 é o espaço de um móvel no instante t = 0.
Considerando então t1 = 0 e o espaço inicial como sendo s0, temos:
Seguindo a mesma lógica, para cada instante t3, t4, t5, etc, teríamos conseqüentemente espaços s3, s4, s5, etc:
Logo, a expressão que caracteriza o movimento uniforme é:
Movimento progressivo e uniforme é o movimento que se realiza no sentido positivo da trajetória. É o movimento em que os espaços crescem.
Movimento retrógrado é aquele que se processa no eixo negativo do eixo dos espaços. É o movimento em que os espaços decrescem.
Exercício
Temos um ciclista e um cachorro posicionados como na ilustração a seguir. O ciclista se move em movimento uniforme e sua velocidade é 4m/s. Qual a velocidade média do cachorro no momento em que intercepta o ciclista?
Em primeiro lugar, descobrimos o valor do espaço percorrido pelo cachorro através da relação de Pitágoras (a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa):
Para alcançar e interceptar o ciclista, o tempo percorrido pelo cachorro em sua trajetória deve ser igual ao tempo gasto pelo ciclista em sua trajetória. Ou seja, o tempo gasto pelo cachorro para percorrer 10m deve ser igual ao tempo gasto pelo ciclista para percorrer 8m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário