COLÉGIO DECISÃO

Seguidores

INTERAÇÃO DECISIVA

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Colégio Decisão: Educando para o trânsito


CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO
Trânsito – o que você sente quando escuta essa palavra?
Provavelmente não deve sentir as coisas boas ou agradáveis que todos nós gostaríamos, e é até natural que isso aconteça, diante de tantos exemplos que gostaríamos de esquecer.
Mas… quem disse que tem que ser assim pra sempre?

Independente de olharmos jornal, televisão ou internet ou ainda ouvirmos rádio, sempre nos deparamos com notícias trágicas do nosso trânsito. Ás vezes famílias perdem a vida em acidentes que poderiam facilmente ser evitados, pois a falta de costume no uso dos equipamentos de segurança é algo preocupante e difícil de assimilar.
Qualquer acidente decorre de pelo menos um desses três fatores: imprudência, imperícia e negligência. A imprudência é o desrespeito às leis de trânsito, como a ultrapassagem em local proibido e a transposição do sinal vermelho. A imperícia é a falta de habilidade e conhecimento para operar determinado veículo, como é o caso daqueles que dirigem sem habilitação. E a negligência é o descaso perante um problema conhecido, como um defeito no carro que é deixado de lado em vez de ser resolvido.

Marcos Scheibler
 
Resumindo esse três fatores, torna-se claro que os acidentes de trânsito são totalmente previsíveis.
Anualmente, morrem no mundo cerca 1,3 milhões de pessoas vítimas de acidentes de trânsito. No Brasil, segundo um estudo da Universidade do Rio Grande do Sul, esse número chega a 80 mil, o que significa que 219 pessoas morrem diariamente por causa da violência nas estradas e vias urbanas.
Preocupados com o elevado índice de infrações e acidentes de trânsito, percebemos a necessidade de implantar um programa educativo que pudesse interferir na realidade do complexo sistema de trânsito de nossa cidade.
Esse projeto visa conscientizar nossos alunos, pais e, consequentemente, familiares e amigos sobre a importância das regras de trânsito, tanto para os motoristas quanto para os pedestres. A ideia também é a de mudar atitudes para melhorar o trânsito e a qualidade de vida das pessoas. Na proposta curricular, o programa encontra correspondência no desenvolvimento de valores, atitudes, limites e ações de cidadania.
Final: Acreditamos que, mais do que tentar “modificar as atitudes” dos motoristas atuais, temos que formar futuros motoristas e pedestres conscientes e capazes de transformar o trânsito, tornando-o mais “seguro” e  “responsável”
Frases:
Vermelho para acidentes. Verde para a vida
“Se você tivesse outra chance o que você faria de diferente?”
contra altas velocidades

“- Está bem claro que você estava dirigindo muito rápido para lidar com situações inesperadas.
- Quanto maior a velocidade, maior o estrago.”
Não faça do transito uma guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário