COLÉGIO DECISÃO

Seguidores

INTERAÇÃO DECISIVA

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Paz no trânsito


Respeitar para sobreviver

A respeito dos pedestres, o novo Código Nacional de Trânsito manteve a sua postura anterior e diz que os pedestres têm prioridade sobre os veículos. Na mudança de sinal luminoso, caso os pedestres ainda não tenham acabado de efetuar a travessia da via.
Os pedestres são obrigados a andar pela calçada ou pelo canto da via aonde não houver calçada. Deverão atravessar as vias sobre as faixas de pedestres se estiver a menos de 50 metros dela. Obedecer todas as sinalizações de trânsito.
Os Ciclistas devem equipar suas bicicletas com instrumentos de sinalização como "olho de gato", campainha, e retrovisor na parte esquerda do guidom. Usar sempre roupas claras para facilitar a visualização por parte dos outros veículos.
Nenhum carro ou outro veículo qualquer é mais importante que um ser humano e o seu condutor não pode em hipótese alguma esquecer desse fato, sob pena de ter que responder a processo por homicídio ou tentativa de homicídio e a ter que indenizar o pedestre por danos físicos morais e psíquicos.
            Qualquer veículo é obrigado a parar enquanto um pedestre não tiver terminado de atravessar a rua e não estiver em segurança sobre a calçada, esse preceito é escrupulosamente respeitado no mundo inteiro menos no Brasil onde os resultados são terríveis com perdas humanas inaceitáveis de qualquer modo que se olhe.
O pedestre tem preferência absoluta em qualquer circunstância e que o motorista jamais pode jogar o veiculo para cima dele obrigando-o a correr para salvar a vida.
Respeite o pedestre, você, quando está sem o carro, é um pedestre também.

DEVERES DOS PEDESTRES

1 – Prestar atenção e obedecer à sinalização;
2 – Obedecer aos policiais de trânsito;
3 – Andar de bicicleta somente em lugares seguros;
4 – Caminhar sempre pela calçada;
5 – Utilizar as passarelas para cruzar estradas e grandes avenidas;
6 – Atravessar sempre nas faixas de segurança, mesmo que o trânsito esteja parado;
7 – Só atravessar as ruas e avenidas com segurança, depois de olhar para os lados.


DIREITOS DOS PEDESTRES

       Crianças e pessoas idosas devem ser ajudadas no momento de atravessar a rua.
        Na faixa de pedestre sem semáforo, a vez é de quem está a pé.
        É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação.
        Nos trechos urbanos de vias rurais e nas obras de arte a serem construídas, deverá ser previsto passeio destinado à circulação dos pedestres, que não deverão, nessas condições, usar o acostamento.
        Onde houver obstrução da calçada ou da passagem para pedestres, o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via deverá assegurar a devida sinalização e proteção para circulação de pedestres.
        Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste código.
Veja as imagens:



































sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Colégio Decisão: Educando para o trânsito


CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO
Trânsito – o que você sente quando escuta essa palavra?
Provavelmente não deve sentir as coisas boas ou agradáveis que todos nós gostaríamos, e é até natural que isso aconteça, diante de tantos exemplos que gostaríamos de esquecer.
Mas… quem disse que tem que ser assim pra sempre?

Independente de olharmos jornal, televisão ou internet ou ainda ouvirmos rádio, sempre nos deparamos com notícias trágicas do nosso trânsito. Ás vezes famílias perdem a vida em acidentes que poderiam facilmente ser evitados, pois a falta de costume no uso dos equipamentos de segurança é algo preocupante e difícil de assimilar.
Qualquer acidente decorre de pelo menos um desses três fatores: imprudência, imperícia e negligência. A imprudência é o desrespeito às leis de trânsito, como a ultrapassagem em local proibido e a transposição do sinal vermelho. A imperícia é a falta de habilidade e conhecimento para operar determinado veículo, como é o caso daqueles que dirigem sem habilitação. E a negligência é o descaso perante um problema conhecido, como um defeito no carro que é deixado de lado em vez de ser resolvido.

Marcos Scheibler
 
Resumindo esse três fatores, torna-se claro que os acidentes de trânsito são totalmente previsíveis.
Anualmente, morrem no mundo cerca 1,3 milhões de pessoas vítimas de acidentes de trânsito. No Brasil, segundo um estudo da Universidade do Rio Grande do Sul, esse número chega a 80 mil, o que significa que 219 pessoas morrem diariamente por causa da violência nas estradas e vias urbanas.
Preocupados com o elevado índice de infrações e acidentes de trânsito, percebemos a necessidade de implantar um programa educativo que pudesse interferir na realidade do complexo sistema de trânsito de nossa cidade.
Esse projeto visa conscientizar nossos alunos, pais e, consequentemente, familiares e amigos sobre a importância das regras de trânsito, tanto para os motoristas quanto para os pedestres. A ideia também é a de mudar atitudes para melhorar o trânsito e a qualidade de vida das pessoas. Na proposta curricular, o programa encontra correspondência no desenvolvimento de valores, atitudes, limites e ações de cidadania.
Final: Acreditamos que, mais do que tentar “modificar as atitudes” dos motoristas atuais, temos que formar futuros motoristas e pedestres conscientes e capazes de transformar o trânsito, tornando-o mais “seguro” e  “responsável”
Frases:
Vermelho para acidentes. Verde para a vida
“Se você tivesse outra chance o que você faria de diferente?”
contra altas velocidades

“- Está bem claro que você estava dirigindo muito rápido para lidar com situações inesperadas.
- Quanto maior a velocidade, maior o estrago.”
Não faça do transito uma guerra