COLÉGIO DECISÃO

Seguidores

INTERAÇÃO DECISIVA

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Abuso sexual


Em tese, define-se Abuso sexual como qualquer conduta sexual com uma criança levada a cabo por um adulto ou por outra criança mais velha. Isto pode significar, além da penetração vaginal ou anal na criança, também tocar seus genitais ou fazer com que a criança toque os genitais do adulto ou de outra criança mais velha ou o contato oral-genital ou, ainda, roçar os genitais do adulto com a criança. 
Ás vezes ocorrem outros tipos de abuso sexual que chamam menos atenção, como por exemplo, mostrar os genitais de um adulto a uma criança, incitar a elaborar material pornográfico ou obsceno.
Quando os abusos sexuais ocorrem na família, a criança pode ter muito medo da ira do parente abusador, medo das possibilidades de vingança ou da vergonha dos outros membros da família ou, pior ainda, pode temer que a família se desintrigue ao descobrir seu segredo.
A criança que é vítima de abuso sexual prolongada, usualmente desenvolve uma perda violenta  da auto-estima, tem a sensação de que não vale nada e adquire uma representação anormal da sexualidade. A criança pode torna-se muito retraída, perder a confiança em todos adultos e pode até chegar a considerar o suicídio, principalmente quando existe a possibilidade da pessoa que abusa ameaçar de violência se a criança negar-se aos seus desejos.
Mudanças bruscas no comportamento, apetite ou no sono pode ser um indício de que alguma coisa está acontecendo, principalmente se a criança se mostrar curiosamente isolada, muito pertubada quando deixada só ou quando o abusador estiver perto.
  Veja algumas imagens da apresentação, sobre o assunto, no Colégio Decisão:














segunda-feira, 16 de maio de 2011

Alegria!

O Colégio Decisão é só alegria, pois hoje, o aluno Igo Matheus, do 9º Ano, e o professor de Matemática, Alison Hitler, estão completando mais um ano de vida. Parabéns!!!!!!!!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Parabéns!

OgAAADw-IrpPUc0QoUSUDbUCzufR7B__2BpAL130ZjdA1G2SCS-9hfkE-t_F2LF0o9fMtJx62dfrCzakB8qUTk-C-VIAm1T1ULMjmDD8slKO1NsvOdQ6I5Y0ZNv0 t

A aluna Taynara Vieira, do 8º Ano, está de idade nova e o Colégio Decisão se alegra muito com isso. Parabéns!!!!!!

sábado, 7 de maio de 2011

Mamãe!







































 

Um garotinho perguntou à sua mãe:

- Mamãe, por que você está chorando?

E ela respondeu:
- Porque sou mulher...

- Mas... eu não entendo.

A mãe se inclinou para ele, abraçou-se e disse:
- Meu amor, você jamais irá entender!

Mais tarde o menininho perguntou ao pai:
- Papai, porque mamãe às vezes chora sem motivo?

- Todas as mulheres sempre choram sem motivo...
Era tudo o que o pai era capaz de responder...

O garotinho cresceu e se tornou um homem. E, de vez em quando, fazia a si mesmo a pergunta: "por que será que as mulheres choram, sem ter motivo para isso?"

Certo dia esse homem se ajoelhou e perguntou a Deus:
- Senhor, diga-me... por que as mulheres choram com tanta facilidade?

E Deus lhe disse:
- Quando eu criei a mulher, tinha que fazer algo muito especial.
Fiz seus ombros suficientemente fortes, capazes de suportar o peso do mundo inteiro... porém suficientemente suaves para confortá-lo.
Dei a ela uma imensa força interior para que pudesse suportar as dores da maternidade e também o desprezo que muitas vezes provem de seus próprios filhos!
Dei-lhe a fortaleza que lhe permite continuar sempre a cuidar de sua família, sem se queixar, apesar das enfermidades e do cansaço, até mesmo quando outros entregam os pontos!
Dei-lhe sensibilidade para amar seus filhos, em qualquer circunstância, mesmo quando esses filhos a tenham magoado muito...
Essa sensibilidade lhe permite afugentar qualquer tristeza, choro ou sentimento da criança, e compartilhar as ansiedades, dúvidas e medos da adolescência!
Porém, para que possa suportar tudo isso, meu filho... eu lhe dei as lágrimas, e são exclusivamente, para usá-las quando precisar. Ao derramá-las, a mulher verte em cada lágrima um pouquinho de amor. Essas gotas de amor desvanecem no ar e salvam a humanidade!

O homem respondeu com um profundo suspiro...
- Agora eu compreendo o sentimento de minha mãe, de minha irmã, de minha esposa.



MÃE
Mãe carinhosa, mãe dengosa
Mãe amiga, mãe irmã
Mãe sem ter gerado é a mãe de coração
Mãe solidão,
Mãe de muitos, mãe de poucos
Mãe de todos nós, Mãe das mães
Mãe dos filhos
Mãe-pai: duas vezes mãe
Mãe lutadora e companheira
Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe
Mãe dos simples e dos pobres
Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm
Mãe do silêncio, mãe comunicação
Mãe dos doentes e dos sãos
Mães dos que plantam e dos que colhem
Mãe de quem nada fez e de quem compra feito
Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobre
Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreados
Mãe que sorri, mãe que chora
Mãe que abraça e afaga
Mãe presente, mãe ausente
Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de Jesus e mãe nossa.

Mãe, simplesmente mãe.


Veja as mensagens que os alunos do Colégio Decisão fizeram para suas mães:

6º Ano




7º Ano


8º Ano 


9º Ano


Feliz dia das mães

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Quantifiers: much e many

Much significa muito ou muita e é utilizado com substantivos incontáveis. Já o many significa muitos ou muitas e é utilizado com substantivos contáveis. Primeiro, vamos observar quando consideramos um substantivo contável ou incontável!
Substantivos contáveis
Os substantivos podem ser contáveis ou incontáveis. Eles são considerados contáveis – countable nouns – quando se referem a coisas que podemos contar, como por exemplo, quilos, litros, dólares, garrafas, pedaços, canetas, mesas, maçãs, entre outros. Assim, podemos dizer:
There are two bottles of milk. (Há duas garrafas de leite.)
I have five dollars. (Eu tenho cinco dólares.)
Substantivos incontáveis
Os substantivos são considerados incontáveis – uncountable nouns – quando se referem a coisas que não podemos contar, como por exemplo, leite, dinheiro, açúcar, informação, liberdade, felicidade, pão, carne, entre outros. Podemos dizer então:
I have much information about this topic. (Eu tenho muita informação sobre esse assunto.)
I have little money. (Eu tenho pouco dinheiro.)
Uso
Depois de ver se o substantivo é contável ou não, coloca-se o much ou o many antes do substantivo. Vejamos com o much:
There wasn’t much milk in the bottles. (Não havia muito leite nas garrafas.)
He has much money in his pocket. (Ele tem muito dinheiro no bolso.)
We have much time to study. (Nós temos muito  tempo para estudar.)
We don’t have much coffee. (Nós não temos muito café.)
Depois de ver se o substantivo é contável ou não, coloca-se o many ou o much antes do substantivo. Vejamos com o many:
I bought many pears. (Eu comprei muitas peras.)
I have many cents. (Eu tenho muitos centavos.)
We didn’t have many hours. (Nós não tínhamos muitas horas.)
Sheila has many friends. (Sheila tem muitos amigos.)
Nós também podemos utilizar o much e o many para fazer perguntas de acordo também com o substantivo, seja contável ou incontável. Observe:
How much time do we have? (Quanto tempo nós temos?)
How much is this book? (Quanto custa esse livro?)
How many apples do you have? (Quantas maçãs você tem?)
How many cars can you see there? (Quantos carros você pode ver lá?)
Letícia Martins Côrtes
Colaboradora Mundo Educação
Licenciada em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Curso de Aperfeiçoamento em Inglês pelo Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/ingles/quantifiers-much-many.htm